Serviço de Reumatologia da Unidade Local de Saúde da Guarda cria Centro de Ligação para Fraturas

02/11/18
Serviço de Reumatologia da Unidade Local de Saúde da Guarda cria Centro de Ligação para Fraturas

O Serviço de Reumatologia da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, em colaboração com o Serviço de Ortopedia, criou o Centro de Ligação para Fraturas. Como principal objetivo, a iniciativa visa colmatar o diagnóstico e o tratamento precários em Osteoporose, com especial destaque para a prevenção secundária na área, ou seja, a prevenção após a primeira fratura.

 

Profissionais de Reumatologia, de Ortopedia e das equipas de Enfermagem e Reabilitação do Serviço de Ortopedia e da Consulta Externa estão envolvidos no programa. Este novo Centro de Ligação para Fraturas contempla ainda a integração no projeto “Habilitar” da ULS Guarda, que consiste em visitas domiciliárias de reabilitação. Desta forma, é possível à equipa de Enfermagem a verificação in loco das condições físicas e das barreiras existentes, bem como das adaptações necessárias após intervenção cirúrgica.

A abordagem multidisciplinar é considerada altamente diferenciadora, pretendendo-se melhorar os cuidados de saúde prestados, reduzir os custos associados aos cuidados de saúde e consequentemente potenciar a qualidade de vida dos doentes.

Esta medida surge em seguimento do anúncio feito pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia, no âmbito do Dia Mundial da Osteoporose, a 20 de outubro, relativamente à abertura de Centros de Ligação para Fraturas em 15 centros de Reumatologia de norte a sul do país. A medida procura facilitar o diagnóstico, a referenciação e a terapêutica da doença reumática, que afeta mais de 10% da população adulta portuguesa.

 

Partilhar

Publicações