Atualidade

A DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, realizou um estudo sobre a relação dos utentes com o médico de família. Concretizado pelo especialista Dr. Bruno Carvalho e editado pela Dr.ª Fátima Ramos, as conclusões revelam que, em comparação há seis anos, os doentes sentem-se agora muito mais compreendidos, seguem incisivamente os tratamentos recomendados e confiam no diagnóstico do médico.

Profissionais de saúde ligados à especialidade oncológica reúnem-se no próximo dia 8 de julho, no  Centro Cultural de Belém, em Lisboa, para debaterem temáticas relacionadas com a evolução de gestão de doentes, bem como os desafios atuais relacionados com o cancro da mama.

O novo Centro Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade de Lisboa do grupo Lusíadas Saúde já está em funcionamento. Localizado no Hospital Lusíadas Amadora, o mais recente espaço, com infraestruturas renovadas e ampliadas, conta com equipamentos de última geração e uma vasta equipa de profissionais de saúde, preparados para uma abordagem multidisciplinar e individualizada.

Tendo em conta a necessidade cada vez maior dos profissionais de Medicina Geral e Familiar realizarem na prática clínica diária uma correta avaliação nutricional dos doentes e um aconselhamento alimentar apropriado, surge o curso de Nutrição Clínica na Medicina Geral e Familiar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

O Prof. Doutor João Eurico da Fonseca foi eleito por unanimidade, no passado dia 29 de junho, após processo de Audição Pública e votação de membros do Conselho de Escola, para assumir o cargo de diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) para o mandato 2022-2026.

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, passará a administrar gratuitamente a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) a mulheres com alto risco para cancro não abrangidas pelo Plano Nacional de Vacinação, assegura o Dr. Pedro Baptista, o responsável da Unidade de Trato Genital Inferior.

A Fundação Romão de Sousa, juntamente com a Academy of Peer-supported Open Dialogue, vão desenvolver, entre julho de 2022 e março de 2023, uma formação sobre diálogo aberto, rede social de suporte e competências relacionais, dedicada a profissionais de Saúde Mental.

No quarto módulo da plataforma de e-learning do Jornal Médico é feita a passagem para o controlo da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Numa apresentação a duas vozes, são exploradas as estratégias não farmacológicas, com destaque para oxigenoterapia de longa duração (OLD). Esta é a segunda medida, a seguir à cessação tabágica, que contraria a evolução natural da DPOC. Os pneumologistas Dr. Joaquim Moita e Dr.ª Cidália Rodrigues, ambos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, apontam ainda os benefícios da reabilitação respiratória. Assista ao módulo-vídeo.

É já no próximo sábado, dia 2 de julho, que se realiza a reunião AZ Lung Cancer Summit 2022, promovida pela AstraZeneca, na Casa da Arquitetura, no Porto.

A segunda edição deste ano da Revista Medicina Interna (RPMI), em formato exclusivamente digital, já está disponível nas plataformas da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI). A revista dedica-se a promover a ciência e a prática da Medicina Interna, cobrindo todos os aspetos da especialidade.

Publicações