Opinião
A dor que temos é sempre individual, subjetiva e única
"A dor que temos é sempre individual, subjetiva e única. Depende da experiência emocional passada de cada individuo, pelo que é difícil descrevê-la e impossível reproduzi-la. É única para cada ser humano". Leia o artigo de opinião da autoria de Filipe Antunes, fisiatra e presidente da Associação Portuguesa Para o Estudo da Dor (APED), sobre o papel multidisciplinar da Medicina Física e de Reabilitação na gestão e prevenção da dor.
IX Reunião Anual sobre Doença Vascular Pulmonar destaca multidisciplinaridade e avanços clínicos
A IX Reunião Anual do Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar (NEDVP) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) realiza-se a 23 de novembro em Vila Nova de Gaia, prometendo ser um marco na discussão sobre os mais recentes avanços na área da doença vascular pulmonar em Portugal. Melanie Ferreira, coordenadora do Núcleo, sublinha a importância da abordagem multidisciplinar, que será o foco central deste encontro.
A relevância crescente da fisioterapia nas clínicas de Medicina Física e de Reabilitação
Leia o artigo de opinião da autoria de Gabriel Martins da Costa, fisioterapeuta, fundador e CEO do CMM-Centros Médicos e Reabilitação, e ex-membro da direção da Associação Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (APMFR), sobre o papel do fisioterapeuta na recuperação e reabiliitação da capacidade motora dos doentes e na melhoria da qualidade de vida.
Desmistificar a queda de cabelo após o verão
Leia o artigo de opinião de Catarina da Cunha Moreira, dermatologista do Hospital da Luz, sobre as causas da queda de cabelo, o preconceito associado e as opções terapêuticas possíveis.