As Estoril Conferences 2023 realizam-se entre os dias 1 e 2 de setembro, com o objetivo de inspirar a assistência com palestras enriquecedoras de olhos postos nos tempos vindouros, repletos de desafios para a sociedade.
Anelise Borges, correspondente internacional da Euronews, foi escolhida para apresentar os diferentes momentos e moderar o debate de alguns temas fraturantes. Desta forma, foi a primeira a subir ao palco para dar início às sessões. “Vamos ouvir histórias de vitória e triunfo, mas também histórias que desafiam a nossa esperança. Vivemos num mundo fraturado por um sistema que não beneficia todos, por isso vamos nestes dias colocar as pessoas no centro da equação por um futuro com justiça, igualdade e paz”, pôde ouvir-se no discurso de abertura.
Cascais foi a casa escolhida para esta reunião. Como tal, o presidente da Câmara, Dr. Carlos Carreiras, partilhou o “enorme gosto” em receber as conferências, algo que acontece desde 2009, e que desde aí que se manteve a preocupação de moldar o futuro e desenvolver um papel interventivo na sociedade.
As Conferências do Estoril nascem da colaboração entre a NOVA School of Business & Economics e a NOVA Medical School. Os seus representantes máximos juntaram-se às boas-vindas e expressaram o que simboliza para as instituições conceber um evento desta magnitude e relevância.
“Assistimos a um mundo polarizado e fragmentado, sem soluções simples à vista. Temos a obrigação de criar, comunicar e divulgar conhecimento e as Estoril Conferences são o instrumento perfeito para tal, como um exemplo de aposta na inovação”, afirmou o Dr. Pedro Oliveira, diretor da Nova SBE.
Pela primeira vez, a NOVA Medical School juntou-se à organização, e a diretora Prof.ª Doutora Helena Canhão reitera a importância desta inclusão. “É de total relevância incluir Saúde nos temas. A pandemia revelou a fragilidade dos sistemas de Saúde pelo mundo. Vimos inspirar o público com a discussão da inteligência artificial, alterações climáticas, novas tecnologias, e partilhar luz sobre estes temas. Investir em Saúde não é só apostar em curar doenças, é possibilitar enriquecer e desenvolver um mundo mais saudável e de esperança, humanizando todos os dias”, acrescenta.
A sessão de abertura terminou com a honrada participação do Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que alertou para os “novos poderes que emergem, que a realidade do mundo mudou, com uma transição digital, alterações climáticas, uma guerra global entre diferentes gerações. Para o Presidente da República vivemos uma nova era, e “para liderarmos o futuro não basta sucedermos a quem liderava no passado apresentando as mesmas soluções, tem de haver mudança”.
Assente no mote de (re)humanizar, o tema da Saúde representa um pilar no programa das Estoril Conferences 2023. A Prof.ª Doutora Helena Canhão abre a caixa de pandora sobre o papel essencial da Saúde na rehumanização do mundo, olhando para o individuo e para as suas necessidades, para um futuro próspero da sociedade.
Veja a entrevista e a fotogaleria dos melhores momentos.