SPAVC premeia investigações sobre doença vascular cerebral

21/12/20
SPAVC premeia investigações sobre doença vascular cerebral

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) abriu as candidaturas à Bolsa de Investigação em Doença Vascular Cerebral, no valor de cinco mil euros, que se destina a financiar, parcial ou totalmente, projetos científicos dedicados à patologia. Os interessados devem apresentar a sua candidatura até ao dia 17 de janeiro de 2021.

 

O Prof. Doutor José Castro Lopes, presidente da direção da SPAVC, sublinha a importância da investigação nesta área clínica, “uma vez que o acidente vascular cerebral (AVC) continua a ser a primeira causa de morte e invalidez de Portugal”.

Esta realidade poderá agravar-se, tendo em conta que “muitos doentes desvalorizam a sintomatologia e adiam a ida aos serviços de Saúde por medo da infeção pelo novo coronavírus, pondo em risco a vida e a possível recuperação do AVC”.

“Mais do que nunca, importa promover a investigação sobre AVC, para que não fique esquecido e possamos continuar a publicar evidência com potencial impacto na prática clínica e/ou na melhoria dos cuidados prestados aos doentes”, continua o responsável.

As candidaturas devem ser enviadas por via eletrónica à direção da SPAVC, através do endereço dir@spavc.org, num formulário disponível no website da SPAVC, fazendo-se acompanhar do projeto científico pormenorizado relativo à investigação a desenvolver.

Os projetos apresentados devem ter uma duração máxima de dois anos, iniciada no momento de atribuição da bolsa e terminada quando for entregue relatório final em formato de artigo científico. Apenas serão admitidos os projetos de trabalhos científicos a serem realizados, pelo menos parcialmente, em instituições portuguesas.

Além disso, o júri de avaliação “terá em conta o interesse e mérito da candidatura, assim como o mérito científico dos candidatos e instituições participantes” e, após a divulgação do projeto vencedor, a direção da SPAVC constitui-se em comissão de acompanhamento do trabalho, zelando pelo seu cumprimento de acordo com o projeto inicialmente apresentado, sendo de referir a obrigatoriedade de apresentação de relatório semestral à referida comissão.

 Os resultados da investigação irão ser apresentados em reuniões da SPAVC e deverão ser publicados em revista nacional ou internacional de reconhecido mérito científico no prazo de dois anos.

O vencedor da Bolsa de Investigação será divulgado publicamente no encerramento do 15.º Congresso da SPAVC, que decorrerá em formato virtual, entre os dias 4 e 6 de fevereiro de 2021, com a correspondente atribuição monetária.

Partilhar

Publicações