NOVA Medical School recebe exposição dos 25 anos da Fundação BIAL

09/12/19
NOVA Medical School recebe exposição dos 25 anos da Fundação BIAL

Os 25 anos da Fundação BIAL são marcados com uma exposição itinerante, aberta ao público entre os dias 9 e 20 de dezembro, na NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa. A sua inauguração decorre amanhã, dia 9 de dezembro, contando com a presença do Dr. Luís Portela, presidente da instituição, do Prof. Doutor Daniel Bessa, curador da exposição e administrador da fundação, bem como do Prof. Doutor Jaime Branco, diretor da NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas.

 

A exposição conta-nos os 25 anos da Fundação BIAL, que aparenta ter sido a primeira instituição mecenática portuguesa de carácter privado a dedicar-se às ciências médicas, traçando a sua história não só com a investigação científica em Portugal, mas também no mundo. A instituição dedica-se principalmente à atribuição de prémios, realização de concursos de apoio financeiro a projetos científicos e aos simpósios “Aquém e Além do Cérebro”.

São 692 os trabalhos de investigação científica financiados pela Fundação BIAL, envolvendo cerca de 1.500 investigadores de 25 países. O Reino Unido é o país com mais projetos apoiados (202), seguindo-se Portugal (163) e os EUA (111).

No que diz respeito ao Prémio BIAL de Medicina Clínica, foram recebidas até ao momento 672 candidaturas de cerca de 1.700 médicos, cientistas e investigadores de 20 países, sendo distinguidos 276 investigadores, autores das 102 obras premiadas sobre algumas das patologias com maior impacto na saúde e na sociedade. São estas a diabetes, cancro, Alzheimer, doenças cardiovasculares e reumáticas, entre outras.

Até ao final do próximo ano, a exposição vai passar por todas as faculdades de medicina portuguesas, bem como algumas instituições europeias e norte-americanas.

 

Partilhar

Publicações