AUA! - Angelini University Award volta a premiar projeto inovador na área da saúde
21/10/2019 16:33:10
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
AUA! - Angelini University Award volta a premiar projeto inovador na área da saúde

Sistemas digitais à toma da medicação para utilização em doentes em regime de hospitalização domiciliária – é o grande vencedor da 10.ª edição do AUA! – Angelini University Award 2018/2019, entre os 15 melhores projetos apresentados ontem, no Pavilhão do Conhecimento. Este projeto vencedor consiste no desenvolvimento de dois sistemas digitais de monitorização da terapêutica medicamentosa oral que permitem aumentar a eficiência e a segurança da terapêutica domiciliária.

Da autoria de duas alunas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), o projeto foi premiado pela Angelini Farmacêutica com uma bolsa no valor de cinco mil euros, sendo que ao docente que acompanhou a realização do trabalho foi atribuída uma bolsa de investigação no valor de dois mil euros e o project advisor recebeu mil euros.

Com este projeto inovador, as alunas da Universidade da Beira Interior, Dr.ª Adriana Patricia Costa Machado e Dr.ª Rita Martins Dias da Mó, pretendem implementar dois sistemas digitais de apoio à toma da medicação para utilização em doentes em regime de hospitalização domiciliária, tendo em vista melhorar a efetividade, a eficiência e a segurança da terapêutica medicamentosa oral e a qualidade dos registos, no processo clínico do doente. De forma a minimizar os erros de medicação e a falta de adesão à terapêutica, estes sistemas digitais portáteis, inovadores para a gestão da medicação no domicílio oferecem ferramentas eficazes:  emitem lembretes para a toma da medicação no horário adequado e também um sinal no preciso momento da sua administração, que é registado em tempo real num sistema informático, ao qual o doente e os profissionais de saúde podem ter acesso por rede móvel.

A Dr.ª Conceição Martins, Human Resources & Communication Director da Angelini Farmacêutica e responsável pelo AUA! salientou “a adesão crescente dos estudantes ao prémio ao longo destes 10 anos. Trata-se de um prémio aliciante para estimular a capacidade de inovação, a criatividade e a superação de desafios por parte dos estudantes universitários no desenvolvimento de projetos multidisciplinares e com aplicabilidade prática. E o projeto vencedor é prova disso mesmo, por isso está de parabéns!”

Relativamente ao Prémio de Jornalismo “AUA! – Angelini University Award 2018/2019”, este foi atribuído à reportagem, "Cuidadores são os olhos dos médicos. ‘É muito melhor’ recuperar em casa, admitem doentes", da autoria da Dr.ª Sónia Santos Silva, jornalista da Rádio TSF, que recebeu um prémio no valor de 2.250 euros.

Desde o seu lançamento em 2009, o Angelini University Award! - que já abordou temas como a nutrição, o desporto, a sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde, os cuidados paliativos em doentes oncológicos, a resistência antimicrobiana e a doença mental - recebeu 524 inscrições, de 134 universidades e politécnicos, que envolveram 1.691 candidatos e 301 docentes de acompanhamento, tendo sido entregues 86.000 euros em prémios. As 3.ª, 4.ª e 5.ª edições do AUA! abrangeram instituições fora de Portugal, no Brasil, Angola e Moçambique.

A 10.ª edição do AUA! – Angelini University Award 2018/2019 contou mais uma vez com 61 grupos inscritos, num total de 240 alunos participantes representantes de várias Faculdades do país. A cerimónia de entrega do prémio teve lugar no dia 17 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019