Prémios Eusébio da Silva Ferreira distinguem projetos na área da Saúde do coração

02/05/17
Prémios Eusébio da Silva Ferreira distinguem projetos na área da Saúde do coração

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e a associação artEUSEBIOheart, apresentaram no Congresso Português de Cardiologia (CPC2017) a primeira edição dos Prémios Eusébio da Silva Ferreira. Esta iniciativa pioneira em Portugal destina-se a galardoar os melhores trabalhos de investigação clínica nos domínios da insuficiência cardíaca e morte súbita no desporto.

O prémio na área da insuficiência cardíaca é da responsabilidade da FPC, estando já aberto o período de candidaturas à bolsa de investigação no valor de cinco mil euros até ao dia 30 de junho. Já o prémio a ser atribuído na área da morte súbita no desporto será da responsabilidade da SPC.

“Estamos muito orgulhosos por estarmos associados a este projeto inédito de âmbito nacional. Atualmente as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal, sendo que a educação para a prevenção se torna cada vez mais urgente” refere o Prof. Doutor Manuel Carrageta, presidente da FPC. “Neste contexto, o lançamento dos Prémios de Investigação Eusébio da Silva Ferreira ganha particular importância”, conclui o especialista.

De acordo com o Dr. Miguel Mendes, antigo presidente da SPC, “os prémios Eusébio da Silva Ferreira são uma mais-valia para estimular a investigação no campo da Cardiologia do Desporto e para chamar a atenção para a necessidade da avaliação prévia e acompanhamento médico dos desportistas mesmo após terminarem a fase competitiva da sua carreira”.

A artEUSÉBIOheart trata-se de uma associação sem fins lucrativos criada por familiares e amigos de Eusébio da Silva Ferreira, vítima em 2015 de insuficiência cardíaca, com o propósito de perpetuar a sua memória. A instituição tem como objeto a promoção de atividades sociais, culturais, recreativas, desportivas, ambientais e científicas. “É precisamente neste último contexto que surge esta parceria com a Fundação e a SPC”, sublinha Carla da Silva Ferreira, diretora do projeto.

Saiba mais sobre esta iniciativa aqui

Partilhar

Publicações