Segunda sessão do ciclo de palestras "Afetos e Saúde" dedicada à Saúde e Liberdade

22/05/18
Segunda sessão do ciclo de palestras "Afetos e Saúde" dedicada à Saúde e Liberdade

No âmbito do ciclo de palestras intitulado Afetos e Saúde, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra recebe uma sessão dedicada à "Saúde e Liberdade - Liberdade de Escolha e Humanização no Serviço Nacional de Saúde", no próximo dia 24 de maio. As conferências são promovidas pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e a Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA (FPCCS).

Sob o mote "Liberdade de Escolha no Serviço Nacional de Saúde", a primeira conferência conta, como palestrante, com o bastonário da Ordem dos Médicos, Prof. Doutor Miguel Guimarães.

Para haver liberdade de escolha prevê-se que foi prestada informação e todos os esclarecimentos ao doente que, tendo capacidade intelectual e cultural, os entende e decide em consciência, mas poderá um adulto incapaz pronunciar-se? Para abordar esta questão a Prof.ª Doutora Paula Távora Vitor do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra apresentará na conferência “Consentimento Médico – O Caso dos Adultos com Capacidade Diminuída” algumas das questões que se levantam nesta área do direito médico.

Por fim, a conferência “Medicina Narrativa: Uma Ponte Entre duas Culturas" pela Prof.ª Doutora Maria de Jesus Cabral da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, abordará, numa perspetiva atual, a mudança de atitudes e práticas que permitem melhorar a comunicação e contribuir para dar resposta ao atual desafio dos cuidados centrados na pessoa.

As inscrições, que são gratuitas, devem ser submetidas através do endereço afetosesaude@gmail.com.

  

Partilhar

Publicações