ANDAR avisa: estão a ser trocados medicamentos sem o consentimento do médico e doente

05/04/18
ANDAR avisa: estão a ser trocados medicamentos sem o consentimento do médico e doente

A propósito do Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide, assinalado hoje, 5 de abril, a Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR) alerta para a existência de situações em que os medicamentos, biotecnológicos, dispensados pelas farmácias hospitalares, podem não ser aqueles que foram prescritos pelos médicos. Esta questão esteve em destaque nas XVIII Jornadas da A.N.D.A.R., que decorreram hoje, no Hotel Altis, em Lisboa.

Num comunicado divulgado à comunicação social, a presidente da ANDAR, Dr.ª Arsisete Saraiva, refere que a Associação tem recebido, nas últimas semanas, “várias denúncias de doentes que saem das farmácias hospitalares sem saber exatamente qual o medicamento que lhes é fornecido e sem saber se o seu médico foi informado da troca”. 

Face às queixas conhecidas, a ANDAR e outras associações de doentes crónicos formularam um pedido de audiência ao ministro da Saúde. Em causa estarão as novas orientações da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT) da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde sobre a mudança de medicamentos biológicos para biossimilares, que recomendam a utilização de fármacos mais baratos. 

Neste sentido, a presidente da ANDAR refere que não se pode permitir que as "farmácias hospitalares alterem o tratamento prescrito sem ter em conta a opinião do médico e sem o devido consentimento dos doentes", uma vez que considera que a relação entre médico e doente, "fundamental, ainda mais no caso das doenças crónicas como a artrite reumatóide", fica fragilizada.

 "É o médico, quem melhor conhece o doente e sabe do seu historial clínico, deve ser ele o principal responsável pela prescrição. A escolha do medicamento não pode transitar para a CNFT, de cada hospital e muito menos ter por base critérios meramente economicistas”, sublinha ainda a Dr.ª Arsisete Saraiva.

Partilhar

Publicações