Investigadores propõem inovação no tratamento local da dor associada à mucosite oral

20/12/16
Investigadores propõem inovação no tratamento local da dor associada à mucosite oral

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) premiou, com o apoio da bene farmacêutic, uma equipa de investigadores pelo estudo de uma nova formulação de pastilhas moles para o tratamento da mucosite oral.

A equipa de investigadores, liderada pelo Prof. António J. Almeida do iMed.ULisboa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em colaboração com os Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Lisboa Norte, realizou inúmeros ensaios para garantir a qualidade do medicamento e para promover uma boa adesão à terapêutica.

“A dor associada à mucosite oral conduz à restrição alimentar e hídrica e é um dos sintomas mais debilitante e mais reportado pelos doentes. Com esta investigação pretendemos estudar a estabilidade de uma formulação inovadora de pastilhas moles, contendo um antifúngico e um analgésico, que atuam por dissolução lenta na cavidade oral, constituindo uma alternativa de tratamento com controlo mais eficaz da dor”, explica a Dr.ª Filipa Cosme Silva, principal investigadora deste projeto.

Partilhar

Publicações