Trofa disponibiliza técnica para dor facial

19/12/13

Trofa disponibiliza técnica para dor facialO Grupo Trofa introduziu em Portugal uma técnica inovadora que permite eliminar a dor facial intensa.

 

Designada microdescompressão vascular, é uma neurocirurgia, que consiste numa intervenção que separa, através da colocação de um material isolante (teflon), a artéria da entry zone, eliminando o contacto neurovascular do nervo do trigémio.

 

A nevralgia do trigémio é uma das patologias que mais afeta o ser humano. Tendo por base causas neurológicas, manifesta-se com períodos de dor muito intensa na face. Os doentes passam, assim, por crises de dor como se fosse um choque elétrico. Apesar de ser uma das mais severas e debilitantes síndromes dolorosas, a maioria dos doentes desconhece as formas de tratamento.

 

Esta dor intensa existe quando se verifica que há uma artéria (cerebelar superior) a pulsar constantemente sobre a saída do nervo do tronco central, resultando numa dor crónica neuropática, em fisgada, acentuada com as mais simples ações, como mastigar ou falar.

 

Além da solução terapêutica mencionada, existe medicação à base de carmabazepina, mas que tem diversos efeitos secundários, como o desequilíbrio por exemplo. A par disso, à medida que o tempo passa, a dose de medicação tende a ser aumentada e o seu efeito a ser reduzido.

Partilhar

Publicações