Urgência urológica: Há necessidade de protocolos e de uma boa referenciação por telefone

29/10/16
Urgência urológica: Há necessidade de protocolos e de uma boa referenciação por telefone

Os urologistas presentes na mesa redonda dedicada à urgência urológica chegaram a algumas conclusões sobre as quais nos falou o Dr. Avelino Fraga, diretor de Serviço de Urologia do Centro Hospitalar do Porto, presidente do Colégio da Especialidade de Urologia da Ordem dos Médicos (CEUOM). Assista à entrevista em vídeo.

 

“De um modo geral, verificámos que os Serviços de Urologia estão bem organizados e a rede de assistência à população é razoável, existindo a necessidade de nos organizarmos ainda melhor”, afirma o Dr. Avelino Fraga, que apontou outras exigências.
“Foi identificada a necessidade de protocolos e de uma boa referenciação por rede telefónica que evitaria a deslocação de doentes aos grandes centros”, comenta o presidente do CEUOM, que também refere ser necessária a presença física de urologistas nos Serviços de Urgência, para resolverem os casos mais difíceis. Foi ainda “consensual que os urologistas devem estar presentes em equipa, para serem cumpridos os valores éticos e profissionais do exercício das boas práticas médicas”.

 

Vídeo

Partilhar

XIV Simpósio APU 2016

 

 

Publicações

XIV Simpósio APU 2016