Atualmente, estima-se que existam 8.4 milhões de pessoas com diabetes tipo 1 (DT1), um valor que deverá duplicar em 2040, para 13.5 a 17.4 milhões de pessoas com DT1. As conclusões são da nova ferramenta online “T1D Index”, publicada este mês, na Lancet Diabetes & Endocrinology, que alerta que, em 2021, morreram prematuramente 3.7 milhões de pessoas como consequência da diabetes e que uma em cada cinco tinha menos de 25 anos.

A Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) apresentou o relatório “Retrato da Investigação e Inovação em Cancro em Portugal” no passado dia 13 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian. Esta recolha e análise de dados descreve a investigação e inovação em cancro em Portugal nos últimos 10 anos. A News Farma marcou presença no evento e traz até si depoimentos dos intervenientes, bem como o ambiente vivido no decorrer da apresentação. Veja o vídeo.

Um estudo recente, conduzido pelo Dr. Asim Dave e outros investigadores norte-americanos, publicado no Jornal Foods, indica que o consumo de uvas poderá estender a esperança de vida em cinco anos, além de reduzir o risco de fígado gordo não-alcoólico, conforme ficou demonstrado neste trabalho que avaliou ratinhos submetidos a dietas hipercalóricas à base de gorduras.

No dia 9 de outubro, entre as 15h00 e as 17h30, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), em parceria com a Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP), vai organizar a ação “À conversa no elétrico da dermatite atópica”.

Pág. 1 de 813

Publicações