A influência do microbioma no transplante de células estaminais hematopoiéticas
19/11/2016 18:21:05
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
A influência do microbioma no transplante de células estaminais hematopoiéticas

"O papel do microbioma no transplante de células estaminais hematopoiéticas" foi o tema apresentado pela Dr.ª Daniela Weber, da University Medical Center Regensburg na Alemanha, numa Lição moderada pelo Prof. Doutor João Lacerda e pelo Dr. Ricardo Pinto que, em entrevista à News Farma, fala sobre o papel deste conjunto de bactérias no desenvolvimento de inflamação a nível intestinal. Assista ao vídeo.

A comunidade médica e científica começa agora a prestar atenção ao microbioma. Exemplo disso foi esta sessão que “olhou para o microbioma da perspetiva da Hematologia”, mais concretamente no que toca ao transplante hematopoiético de células estaminais.

De acordo com o Dr. Ricardo Pinto, “diferenças no equilíbrio destas populações de bactérias podem provocar mais ou menos inflamação” e a exposição da especialista alemã demonstrou “que se verifica um desequilíbrio pelo uso de antibióticos de largo espectro neste tipo de populações”.

Em concreto, este desequilíbrio está a potenciar “uma das complicações mais graves do transplante: a doença do enxerto contra hospedeiro aguda intestinal”. O Dr. Ricardo Pinto revela que a redução do risco de complicações associadas a transplante pode passar pela alimentação, uso de probióticos e eventual uso de antibióticos.

Vídeo