Novos desenvolvimentos na área do transplante alogénico de células estaminais hematopoiéticas
19/11/2016 17:54:02
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Novos desenvolvimentos na área do transplante alogénico de células estaminais hematopoiéticas

Protagonizada pelo presidente da European Society for Blood and Marrow Transplantation (EBMT), o Prof. Doutor Mohamad Mohty, a Lição EBMT, que decorreu no último dia de trabalhos, foi subordinada ao tema “Dadores alternativos, novos condicionamentos e desenvolvimentos futuros”. O Prof. Doutor Manuel Abecasis, diretor do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa, que moderou esta sessão em conjunto com o Prof. Doutor José Eduardo Guimarães, resume as mensagens-chave dessa sessão. Assista ao vídeo.

“Esta foi uma verdadeira viagem ao longo da história da transplantação de medula óssea, desde que se iniciou em 1957 até aos nossos dias”. É desta forma que o Prof. Doutor Manuel Abecasis descreve a Lição EBMT.

Relativamente às principais mensagens, o Prof. Doutor Manuel Abecasis indica que “as estratégias para evitar as recaídas após o transplante implicam uma intervenção mais precoce”, já que desta forma se poderá obter melhores resultados.

Também nesta sessão, foi abordado o posicionamento da irradiação corporal total. “Será necessário continuar com este procedimento?”, interroga o especialista a este propósito.

O Prof. Doutor Manuel Abecasis afirma ainda que tem vindo a registar-se uma mudança de paradigma em relação à população de doentes candidatos a transplantação.

Vídeo