Já é conhecido o vencedor do Prémio João Lobo Antunes
04/01/2021 16:11:11
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Já é conhecido o vencedor do Prémio João Lobo Antunes

O vencedor da edição deste ano foi o Dr. João Durães, neurologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), com um projeto para investigar a importância dos ciclos fisiológicos no comportamento de pessoas com doenças neurodegenerativas, como a Alzheimer.

A investigação vencedora, que envolve o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, vai arrancar no início de 2021, com os resultados finais a serem esperados em dois a três anos.


“O nosso trabalho vai basear-se numa avaliação completa do ritmo circadiano em pessoas com doença de Alzheimer ou demência por corpos de Lewy, as duas demências neurodegenerativas mais frequentes. Após essa avaliação completa, que incluiu os ritmos de atividade, de sono, hormonais e genéticos, vamos realizar uma intervenção baseada no que encontramos nesta primeira abordagem”, explica o investigador. Este estudo, utilizando a experiência de uma equipa multidisciplinar, incluindo neurologistas, neuropsicólogos e uma equipa de investigação com experiência na área da cronobiologia, pretende contribuir para um tratamento inovador e personalizado para doentes com demência, refere.


A bolsa prémio tem o valor de 40 mil euros e destina-se a licenciados em Medicina, que estejam a realizar o internato médico, com o objetivo de estimular a cultura científica e a investigação clínica na área das neurociências.


Fonte Lusa.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019