"Gravidez e hipotiroidismo” é o tema da 3.ª edição do Projeto Especial Tiroide
28/12/2020 12:36:00
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
"Gravidez e hipotiroidismo” é o tema da 3.ª edição do Projeto Especial Tiroide

O projeto Especial Tiroide, desenvolvido pelas News Farma, com apoio da Merck, partilha um conjunto de conteúdos dedicados à relação do hipotiroidismo e a gravidez.

Nesta terceira edição, o Dr. Jorge Pedro, do Centro Hospitalar Universitário de São João do Porto, explicou de que forma o hipotiroidismo pode afetar a gravidez e o desenvolvimento do feto, identificando os efeitos do subdiagnóstico do hipotiroidismo na grávida. A Dr.ª Maria João Ferreira, do Centro Hospitalar Universitário de São João do Porto, também realçou a importância do acompanhamento clínico das grávidas, particularmente das com diagnóstico prévio de hipotiroidismo e das que o possam desenvolver durante a gestação. Além disso, foram também analisadas as guidelines do documento divulgado pela Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) sobre a Endocrinologia e a gravidez, que servem de orientação no diagnóstico, tratamento e seguimento para os clínicos.


Nas primeiras edições do Especial Tiroide os temas tratados foram o hipotiroidismo, na primeira, que contou com depoimentos dos presidentes da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), Prof. Doutor Davide Carvalho, e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Dr. Rui Nogueira. A segunda edição foi dedicada à depressão relacionada com a mesma patologia, com declarações da Dr.ª Susana Garrido, endocrinologista no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, para abordar a relação entre o hipotiroidismo e a depressão; a Dr.ª Claúdia Freitas, endocrinologista no Centro Hospitalar Universitário do Porto que explica a abordagem destes doentes em pandemia; e ainda a Dr.ª Maria João Oliveira, diretora do Serviço de Endocrinologia do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, e o Dr. Ricardo Filipe Oliveira, especialista em MGF da UCSP Afurada, em Vila Nova de Gaia.


Pode ver todos estes conteúdos aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019