Programa “Mais Valor em Saúde - Vidas que Valem” apoia projetos de gestão de valor em Saúde no SNS
18/12/2020 10:57:48
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Programa “Mais Valor em Saúde - Vidas que Valem” apoia projetos de gestão de valor em Saúde no SNS

“Mais Valor em Saúde - Vidas que Valem” é o mote do programa promovido pela Gilead Sciences, a IASIST, a Exigo e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH). Esta é uma iniciativa que visa a formação e capacitação dos profissionais de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS), no sentido do desenvolvimento de projetos que contribuam para cimentar a cultura de gestão da Saúde com base no valor.

 

O projeto pretende contribuir para cimentar a cultura de Value Based Heathcare (VBHC) através da análise dos problemas atuais do SNS, da capacitação dos intervenientes na tomada de decisão em Saúde, do rigor na avaliação de resultados e da transparência na sua divulgação, com o propósito de conduzir à implementação de estratégias que permitam melhorar os resultados clínicos, a satisfação dos doentes e a afetação de recursos financeiros.

No que toca a componente formativa, esta consistirá em dois workshops virtuais, a realizar a 18 de dezembro e a 8 de janeiro, entre as 14h30 e as 17h45, que visam habilitar os participantes na metodologia e princípios basilares de Value Based Healthcare (VBHC), permitindo-lhes equacionar outcomes diferenciados da componente de custos e conhecer modelos de entrega de cuidados otimizados.

“Introdução à Gestão de Saúde com Base no Valor (VBHC)” é o tema do primeiro workshop, que se realiza já hoje, dia 18 de dezembro. A formação será ministrada pelo Prof. Doutor Francisco Rocha Gonçalves, do Grupo Luz Saúde, Dr. Armando Alcobia, do Hospital Garcia de Orta, e ainda Dr. Eduardo Castela e Dr. Filipe Costa, que irão apresentar a VBHC nas suas principais componentes, esclarecer dúvidas práticas de implementação e divulgar experiências e casos nacionais.

Por sua vez, o segundo workshop será dedicado à “Gestão de Saúde com Base no Valor (VBHC) – Casos Práticos”, a decorrer a 8 de janeiro, permitindo consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos com a análise e discussão de casos práticos em vida real, com o apoio de formadores da Exigo e da IASIST.

Os workshops destinam-se a administradores hospitalares, profissionais de prestação de cuidados de saúde, profissionais de empresas da cadeia de valor da saúde, representantes de doentes ou académicos em qualquer nível da carreira ou situação profissional atual. Poderá inscrever-se aqui, ou através de contacto com os parceiros do programa.

Numa segunda fase, serão feitas as candidaturas de projetos e aprovação de bolsas, do dia 11 de janeiro, até ao dia 12 de março. As bolsas “Mais Valor em Saúde - Vidas que Valem” irão premiar quatro projetos, no valor de 50 mil euros cada, de carácter interdisciplinar, que visem implementar melhorias nos processos para obtenção de melhores resultados para o doente e contribuam para cimentar a cultura de gestão da Saúde com case no valor, através da investigação de problemas atuais, do rigor na avaliação de resultados e da transparência na sua divulgação.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019