Enfermeiros debatem cuidados ao doente com AVC em ambiente virtual
16/12/2020 15:47:35
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Enfermeiros debatem cuidados ao doente com AVC em ambiente virtual

“Cuidados de enfermagem na fase pós-aguda” é o tema do webinar do projeto Portugal Angels Nurses Task Force, que decorre já amanhã, dia 17 de dezembro, entre as 18h00 e as 20h00. Contando com o apoio científico da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), este será o quarto encontro virtual do grupo de trabalho recém-criado em Portugal, que junta os enfermeiros interessados no tratamento e recuperação do doente que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

 

De acordo com a Enf.ª Susana Salselas, da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros (ULSNE), este ciclo de webinars pretendeu criar “momentos de partilha de experiências dos enfermeiros sedeados nos diferentes hospitais do país, – tanto em unidades centrais, como em hospitais mais periféricos, – que se dedicam ao tratamento do doente que sofreu um AVC”, tendo como objetivo debater as diferentes abordagens a este grupo específico de doentes.

Além disso, as quatro sessões visaram “percorrer o percurso do doente desde o seu internamento até à preparação da alta para casa, com as várias fases da recuperação do dente”, acrescenta a Enf.ª Diana Oliveira, do Hospital de Santo André – Centro Hospitalar de Leiria, representado uma oportunidade para “rever e partilhar as experiências de cada enfermeiro sobre os cuidados prestados nas várias fases da recuperação do doente”.

Com a quarta sessão agendada, o grupo Portugal Angels Nurses Task Force está a planear iniciativas futuras, permitindo aos enfermeiros dedicados a esta patologia a partilha de experiências e conhecimentos.

“Tivemos muito boa adesão e isso significa que faz sentido, em dezembro, fazer um balanço e avaliar as sugestões apontadas ao longo dos webinars, avaliando também que necessidades aparecem e que oportunidades temos para agarrar”, realça a Dr.ª Cláudia Queiroga, coordenadora da iniciativa em Portugal.

A primeira sessão temática deste ciclo de webinars decorreu a 24 de setembro e foi dedicada à apresentação do projeto e à Via Verde do AVC, ao passo que a segunda emissão aconteceu a 29 de outubro e debateu os cuidados de Enfermagem na fase hiperaguda. Já a 19 de novembro, o terceiro encontro virtual prendeu-se sobre os cuidados de Enfermagem na fase aguda.

Os interessados podem realizar a sua inscrição nesta última emissão aqui.

Obtenha todas as informações sobre o ciclo de sessões temáticas nesta ligação.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019