COVID-19: um “vírus” na Dermatologia? – Desafios e oportunidades na prática clínica
04/12/2020 12:38:42
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
COVID-19: um “vírus” na Dermatologia? – Desafios e oportunidades na prática clínica

A pandemia de COVID-19 trouxe consigo uma necessidade de readaptação e um foco em soluções, que foram transversais a todo o setor da saúde. Para analisar boas práticas que possam auxiliar o trabalho das equipas de Enfermagem neste contexto, a Abbvie, em conjunto com a APEDerma (Associação Portuguesa de Enfermeiros em Dermatologia), organizou o webinar “COVID-19: um “vírus” na Dermatologia? – Desafios e oportunidades na prática clínica”, uma sessão dedicada à classe dos enfermeiros.

 

Um painel de especialistas na área da enfermagem partilhou as realidades dos diferentes centros onde trabalham, permitindo ficar a perceber a panorâmica nos hospitais públicos, nos privados e em clínicas, discutindo e partilhando experiências sobre os desafios e oportunidades na prática clínica na 1.ª vaga da pandemia, as aprendizagens e o que poderá ser implementado na 2.ª vaga. O webinar, promovido pela News Farma, contou com a moderação do Enf.º Miguel Teixeira, presidente da APEDerma.

O Enf. Miguel Teixeira abriu a sessão começando por apresentar a recém-criada APEDerma (Associação Portuguesa de Enfermeiros em Dermatologia), a sua missão e valores. A APEDerma tem como objetivo “apostar na prestação de cuidados de enfermagem em dermatologia, promovendo e apoiando ações que levam a uma melhor formação, a uma melhor prática e investigação”, começou por indicar o seu presidente.

“Gostávamos de elevar a um nível de excelência os cuidados de enfermagem em dermatologia, aumentando a satisfação dos nossos utentes”, assumindo o utente “como foco da nossa atenção”, adiantou o Enf. Miguel Teixeira, que exerce funções de enfermagem no serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia.

A APEDerma pretende, num espaço de três a quatro anos, “ser uma entidade representativa da classe de enfermagem em dermatologia”, tornando-se uma referência. Tem como fins promover a divulgação de assuntos relativos à enfermagem no geral e à enfermagem dermatológica em particular, com o propósito de contribuir para valorizar as competências e aptidões dos enfermeiros – desenvolvendo projetos de investigação/estudos na área da enfermagem dermatológica, fomentando formação pós-graduada –, bem como participar na reflexão em matérias de políticas de saúde na área da enfermagem dermatológica.

Consulte o resumo completo do webinar nesta ligação e veja os melhores momentos aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019