Testes gratuitos identificam mutação EGFR do cancro do pulmão
19/11/2020 16:27:41
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Testes gratuitos identificam mutação EGFR do cancro do pulmão

No âmbito do projeto “COVID-19 EGFR Support Program”, a AstraZeneca Portugal, a Biocartis e a Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica (SPAP) estabeleceram um acordo para a disponibilização gratuita de 204 testes que permitem saber, em apenas duas horas, se o doente com cancro do pulmão é positivo para a mutação EGFR, um fator determinante para a decisão terapêutica.

 

Otimizar os testes de biomarcadores, de modo a acelerar as decisões de gestão dos doentes pelas consultas de multidisciplinares, é o objetivo deste programa, que está a decorrer em vários países.

“Se, em circunstâncias normais, a rapidez e facilidade destes testes eram importantes para acelerar a escolha dos melhores cuidados médicos a aplicar ao doente, com os atrasos verificados no sistema de saúde, devido à pandemia, estes testes constituem uma mais-valia para os profissionais de saúde que fazem o estudo dos biomarcadores”, referem as entidades.

Segundo o protocolo, poderão ser distribuídos 12 testes por instituição de saúde, que permitem testar 12 doentes, sendo que o pedido deverá ser feito diretamente à Biocartis pelos especialistas de Anatomia Patológica de cada instituição.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019