Campanha internacional destaca importância da deteção e controlo da fibrilhação auricular
16/11/2020 15:34:05
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Campanha internacional destaca importância da deteção e controlo da fibrilhação auricular

Começa hoje, dia 16 de novembro, a Semana de Consciencialização para a fibrilhação auricular (FA), uma campanha global lançada pela Atrial Fibrillation Association e pela Arrhytmia Alliance, que visa incentivar a deteção da FA através de uma simples verificação do pulso. “Detetar, Proteger, Corrigir e Aperfeiçoar” é o mote da iniciativa, que decorre até dia 22 de novembro.

 

Para assinalar a data, a Fundação Portuguesa de Cardiologia associa-se à Atrial Fibrillation Association  e à Arrhytmia Alliance, divulgando a campanha global de sensibilização para a arritmia cardíaca mais comum em todo o mundo, responsável por 20 a 30% dos acidentes vasculares cerebrais isquémicos.

De acordo com o Prof. Doutor Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, “o diagnóstico atempado da fibrilhação auricular pode revelar-se fundamental na prevenção de complicações como acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, demência ou mesmo morte súbita”.

O responsável acrescenta: “Apesar de estar associada à redução da qualidade de vida e a internamentos, sobretudo a partir de determinada idade, esta arritmia pode ser controlada através da gestão de comportamentos, hábitos de vida e medicação. Quanto mais cedo a detetarmos, maior a probabilidade de a controlarmos. Daí a importância deste tipo de campanhas”, conclui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019