Em contagem decrescente para as II Jornadas Multidisciplinares de MGF

09/11/20
Em contagem decrescente para as II Jornadas Multidisciplinares de MGF

É já nos próximos dias 12, 13 e 14 de novembro que se realizam as II Jornadas Multidisciplinares de Medicina Geral e Familiar (MGF). O evento, que decorre numa modalidade virtual com transmissão em direto, terá lugar no Centro de Congressos do Hotel Sheraton, no Porto.

 

As Jornadas têm como objetivo “acrescentar valor formativo e educacional aos médicos e outros profissionais de saúde, no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários, com vista à atualização científica, partilha de conhecimento e discussão de temas relevantes para a sua prática quotidiana”, lê-se em nota informativa.

Nesse sentido, o primeiro dia do evento abre com uma Mesa Redonda sobre Pediatria, onde serão abordados temas como “Doenças exantemáticas” e “Diversificação alimentar”. No decorrer do dia, os participantes podem ainda assistir a simpósios e à apresentação de casos clínicos sobre temas como “Proteger o seu doente com a anti coagulação certa”, “Diabetes: a patologia em que o coração e o rim andam de mãos dadas”, “A dor crónica nos cuidados de saúde primários em Portugal e o papel do tapentadol”, entre outros.

“Da doença venosa crónica às suas complicações: Dos primeiros sintomas à TVP e tromboflebites” é o tema abordado pela Dr.ª Joana Ferreira, da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV).

“Promover o diagnóstico e tratamento precoce da doença venosa crónica (DVC) é o nosso compromisso. Esta é uma doença crónica e evolutiva que afeta as veias das pernas que transportam o sangue até ao coração. Os doentes devem recorrer à ajuda médica sempre que suspeitem que estão perante uma situação de DVC. O diagnóstico é simples, podendo numa consulta médica de cirurgia vascular serem investigados aspetos relacionados com a doença”, esclarece a especialista.

Já no segundo dia de Jornadas, serão analisados assuntos como o “Tratamento da Insuficiência Cardíaca”, “Hipertensão Arterial e Risco Cardiovascular Global: Que associações terapêuticas e para que doentes?”, “Os doentes hipertensos do dia-a-dia na MGF”, entre outros.

Por sua vez, o terceiro e último dia culminará com workshops sobre “Alergia e Intolerância Alimentar” e “Antidepressivos”, assim como sessões sobre “Terapêutica injetável na diabetes” e “Obesidade”.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Obtenha todas as informações nesta ligação.

Partilhar

Publicações