Estudo indica que o SNS está mais bem preparado para enfrentar a COVID-19
02/11/2020 16:50:21
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Estudo indica que o SNS está mais bem preparado para enfrentar a COVID-19

No âmbito da pandemia de COVID-19 foi realizado o estudo “Aprender com a COVID-19: a visão dos executivos da saúde em Portugal” pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e pela HIRIS Care, com o patrocínio da TEVA Pharma, cujo objetivo foi identificar a resposta e as mudanças feitas para abordar os cuidados de saúde para a pandemia e retirar lições.

Para este estudo, foram realizadas “34 entrevistas em profundidade com base em questões semiestruturadas, conduzidas por telefone entre 12 de setembro e 5 de outubro de 2020, assim distribuídas: 27 entrevistas a presidentes de Conselhos de Administração de Centros Hospitalares do Sistema Nacional de Saúde, três entrevistas a presidentes de Conselhos de Administração de Hospitais das Regiões Autónomas, duas entrevistas a secretários regionais da Saúde (Açores e Madeira) e duas entrevistas a presidentes de Conselho de Administração das Administrações Regionais de Saúde”, explica o CEO da HIRIS Care, Dr. Jesús María Fernández Díaz.

O estudo conclui que o Sistema Nacional de Saúde de Portugal está hoje mais bem preparado para fazer face a uma curva epidémica da COVID-19 que pode ser prolongada no tempo.

No entanto, os executivos da saúde concordam que “é aconselhável não baixar a guarda no controlo da pandemia na transmissão comunitária e nos próprios centros de saúde”.

Pode consultar o estudo completo aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019