O jornalista João Moleira dará “a palavra” a nove especialistas, iniciando o debate que será moderado pelo diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar e Universitário do Porto, Prof. Doutor António Araújo, e que conta ainda com um espaço formativo.
“Vivemos tempos extraordinários, em que, por causa da pandemia, o contacto e a relação humana foram passados para segundo plano, para proteger os intervenientes. Portanto, nos hospitais, tivemos de nos adaptar a esta nova realidade e isso passou por começarmos a promover consultas de grupos multidisciplinares completamente digitais”, contextualiza o moderador.
Embora defenda que não substituem as reuniões presenciais, considera que as ferramentas digitais permitem “alargar a possibilidade de comunicação entre as pessoas” e está convicto que vêm para ficar.
Esta conversa virtual conta, assim, com a presença do radiologista de intervenção no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia Dr. Tiago Pereira, que se propõe a responder à questão “Qual a necessidade de se recorrer a novas ferramentas de comunicação?”, e do vogal executivo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Engenheiro Domingos Pereira, que abordará as potencialidades desta plataforma da Microsoft no cenário atual.
Para falar sobre a implementação desta ferramenta informática, vai juntar-se a esta conversa o administrador de Sistemas do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, Hélder Seabra.
No âmbito das potencialidades da Teams será apresentado um caso clínico fictício relacionado com o Cancro do Pulmão, que conta, além do Dr. Tiago Pereira, com o pneumologista no Centro Hospitalar e Universitário de São João Prof. Doutor Hélder Novais e Bastos, o cirurgião torácico no Hospital de Santa Marta Dr. Paulo Calvinho e o coordenador da Unidade de Radioterapia – Lusíadas e membro da Unidade de Pulmão na CLISA, Dr. Pedro Chinita.
Em foco estará ainda a articulação dos hospitais com os Cuidados de Saúde Primários, que será abordada pela diretora do Serviço de Pneumologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, Dr.ª Lourdes Barradas, e pela médica de família e coordenadora na USF Coimbra Centro, Prof.ª Doutora Inês Rosendo.
Acompanhe o webinar aqui.