No “Vitamina D – Qual a relevância na Saúde Pública?” vão ser apresentadas perspetivas de diferentes especialidades como forma de acrescentar valor ao atual nível de conhecimento científico sobre o tema.
O debate surge depois de uma pandemia que impos à população um confinamento obrigatório “durante parte da primavera e do verão, que se traduziu em níveis mais baixos de vitamina D na população em geral”, e que “terá agravado a carência de vitamina D em Portugal”, segundo o Prof. Doutor Pereira da Silva.
A jornalista Clara de Sousa será a moderadora do webinar que conta com o internista Prof. Doutor António Marinho, o patologista clínico e clínico geral Dr. João Mário Figueira, o reumatologista Prof. Doutor José António Pereira da Silva e o endocrinologista Prof. Doutor Miguel Melo no painel de palestrantes.
Produzida pelo próprio corpo através da exposição da pele aos raios solares, a vitamina D é de vital e comprovada importância em inúmeras funções do organismo e na prevenção do raquitismo, osteomalacia e da osteoporose. É especialmente importante para a faixa etária acima dos 65 anos que “devido aos seus efeitos pleiotrópicos parece exercer ações benéficas em vários órgãos e tecidos”, segundo o Patologista Clínico e Coordenador do Laboratório de Química Clínica do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), Dr.º João Mário Figueira.
O webinar requer inscrição prévia e pode acompanhá-lo aqui.