MatcH the Guidelines chega à Hematologia para promover a implementação de orientações na prática clínica
14/09/2020 14:30:25
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
MatcH the Guidelines chega à Hematologia para promover a implementação de orientações na prática clínica

O MatcH the Guidelines está de regresso para a sua estreia na Hematologia e com inscrições abertas até 30 de setembro, depois de várias edições em diferentes especialidades médicas.

O MatcH the Guidelines é promovida pela AbbVie com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Hematologia e tem como objetivo promover a implementação das orientações nacionais e internacionais relacionadas com a gestão e tratamento de neoplasias hematológicas. Todos os profissionais de saúde, com prática clínica em Portugal, registados no Colégio de Hematologia da Ordem dos Médicos ou atualmente a frequentar um programa de internato médico na especialidade podem participar.

Entre outubro de 2020 e março de 2021, os participantes serão desafiados a resolver mensalmente, na plataforma online do MatcH the Guidelines, casos clínicos ficcionados que ilustram situações e condições da vida real. Os casos são elaborados por uma Comissão Científica independente, que inclui alguns dos melhores especialistas nacionais: Dr. João Raposo (CHULN), Prof. Maria Gomes da Silva (IPO Lisboa), Dr. José Pedro Carda (CHUC), Prof. António Almeida (Hospital da Luz), Dr. Mário Mariz (IPO Porto) e Prof. Cristina João (Fundação Champalimaud).

Cada caso clínico terá um conjunto de questões de escolha múltipla, a ser respondidas com base em guidelines, de recomendações ou de outros artigos científicos. Após a realização dos primeiros seis casos (um caso de teste e cinco para resolução), serão apurados os 10 participantes com melhor desempenho, que terão acesso à resolução do caso final. Este último exercício ditará os grandes vencedores do MatcH the Guidelines, distinguidos com 5.000€ e 2.000€ em educação médica.

Criado em 2016, o MatcH the Guidelines conta já com cinco edições em diferentes especialidades médicas, como a Gastroenterologia, Pediatria e Reumatologia. No total, o programa já envolveu cerca de 250 participantes na resolução de 25 casos clínicos. 

As inscrições para a primeira edição do MatcH the Guidelines na Hematologia podem ser feitas até dia 30 de setembro em http://www.matchtheguidelines.com/.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019