Estudo sobre diagnóstico precoce dá prémio a professor da FEUP
04/09/2020 16:46:57
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Estudo sobre diagnóstico precoce dá prémio a professor da FEUP

Intitula-se de “Convolution Neural Network Models for Acute Leukemia Diagnosis” e é o artigo que faz com que o professor no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica do INEGI, Prof. Doutor João Tavares, conquistasse uma Menção Honrosa na International Conference on Systems, Signals and Image Processing (IWSSIP) 2020.

Em conjunto com uma equipa de investigadores da Universidade Federal do Piauí no Brasil (UFPI), o professor procurar desenvolver uma melhoria do diagnóstico precoce da leucemia linfoide aguda e da leucemia mieloide aguda, propondo uma deteção automática das patologias através de técnicas de processamento de imagem e de machine learning.

“Os tratamentos da leucemia linfoide aguda e da leucemia mieloide aguda são diferenciados e o diagnóstico precoce auxilia na sobrevida do doente. Existem sistemas computacionais que providenciam um diagnóstico auxiliar e eficaz para os especialistas. Através de imagens de exames, esses sistemas utilizam técnicas de processamento de imagem e de machine learning para auxiliar os especialistas na obtenção de diagnósticos sobre a leucemia aguda”, explica o investigador.

O Prof. Doutor João Tavares mencionou ainda a importância do um diagnóstico precoce no desenvolvimento da doença. “Estes dois tipos de leucemia aguda necessitam de um diagnóstico em estágios iniciais da doença para proporcionar o tratamento adequado”.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019