A COVID-19 será um tema que estará em destaque no congresso, com duas mesas redondas dedicadas ao tema e apresentações sobre a experiência de internistas e outros profissionais de saúde acerca da abordagem ao vírus no decorrer da prática clínica. “Foram enviados cerca de 127 trabalhos dedicados à COVID-19”, refere o Dr. Narciso Oliveira, adiantando à News Farma que outros temas estarão em discussão no evento, nomeadamente a diabetes mellitus, a insuficiência cardíaca, as doenças vasculares, entre outras “doenças do dia-a-dia”.
O presidente do congresso salienta ainda que as áreas da Medicina de Precisão e da Nanotecnologia significam dois dos principais temas nas conferências plenárias do congresso, referindo também um trabalho pioneiro que começou a ser feito na escola de Medicina da Universidade do Minho, referente à possibilidade de monitorização da telemedicina, "de modo a aliviar a necessidade do doente se deslocar ao hospital". Este tema perfaz “uma conferência que já tínhamos prevista antes da COVID-19”, explica o médico. A formação pré e pós-graduada é também outro tema que já constava no programa do congresso antes das últimas adaptações face à crise de saúde pública que o país enfrenta.
O especialista garante à News Farma que a comissão organizadora do evento está a seguir todas as regras de segurança: “Escrevemos à própria Direção Geral da Saúde (GDS) a comunicar as medidas que estamos a implementar”, garante o Dr. Narciso Oliveira, adiantando que todos os interessados que não queiram comparecer presencialmente podem assistir ao congresso de forma virtual.