Congresso Nacional de Medicina Interna: “Estamos a seguir todas as regras de segurança”
27/07/2020 15:28:48
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Congresso Nacional de Medicina Interna: “Estamos a seguir todas as regras de segurança”

O Congresso Nacional da Medicina Interna, que acontece entre os dias 27 e 30 de agosto, no Altice Fórum Braga, abriu este ano um período especial de submissão de trabalhos dedicados à COVID-19 e ao seu impacto na especialidade. Em entrevista à News Farma, o Dr. Narciso Oliveira, presidente do congresso, salienta os principais assuntos que estarão em discussão. Assista às declarações em vídeo.

A COVID-19 será um tema que estará em destaque no congresso, com duas mesas redondas dedicadas ao tema e apresentações sobre a experiência de internistas e outros profissionais de saúde acerca da abordagem ao vírus no decorrer da prática clínica. “Foram enviados cerca de 127 trabalhos dedicados à COVID-19”, refere o Dr. Narciso Oliveira, adiantando à News Farma que outros temas estarão em discussão no evento, nomeadamente a diabetes mellitus, a insuficiência cardíaca, as doenças vasculares, entre outras “doenças do dia-a-dia”.

O presidente do congresso salienta ainda que as áreas da Medicina de Precisão e da Nanotecnologia significam dois dos principais temas nas conferências plenárias do congresso, referindo também um trabalho pioneiro que começou a ser feito na escola de Medicina da Universidade do Minho, referente à possibilidade de monitorização da telemedicina, "de modo a aliviar a necessidade do doente se deslocar ao hospital". Este tema perfaz “uma conferência que já tínhamos prevista antes da COVID-19”, explica o médico. A formação pré e pós-graduada é também outro tema que já constava no programa do congresso antes das últimas adaptações face à crise de saúde pública que o país enfrenta.

O especialista garante à News Farma que a comissão organizadora do evento está a seguir todas as regras de segurança: “Escrevemos à própria Direção Geral da Saúde (GDS) a comunicar as medidas que estamos a implementar”, garante o Dr. Narciso Oliveira, adiantando que todos os interessados que não queiram comparecer presencialmente podem assistir ao congresso de forma virtual.

Vídeo


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019