SPAVC debate o papel das ferramentas digitais na gestão do doente com AVC
23/07/2020 15:55:39
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
SPAVC debate o papel das ferramentas digitais na gestão do doente com AVC

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) vai transmitir uma sessão virtual que pretende refletir sobre “o papel da tecnologia e das ferramentas digitais na gestão do doente com AVC”, dada a aceleração digital provocada pela pandemia de COVID-19. Esta iniciativa, que conta com o apoio da Allm, é dirigida a profissionais de saúde e acontece amanhã, dia 24 de julho, às 17h00.

"Sabemos que a tecnologia e os canais digitais são, mais do que nunca, incontornáveis na organização e funcionamento de qualquer âmbito de atividade”, salienta o neurologista Dr. João Sargento Freitas, um dos moderadores do webinar. “O setor da Saúde, exigindo uma colaboração estreita e permanente entre profissionais, tem um lugar de destaque quando avaliamos os benefícios de estratégias digitais e recurso às tecnologias de informação e comunicação para melhorar a prestação de cuidados de saúde aos doentes”, explica.

No que se refere ao acidente vascular cerebral (AVC), “cada hora é valiosa e pode ser essencial para salvar a vida de uma pessoa ou menorizar o impacto de sequelas decorrentes do ataque cerebral”, alerta o especialista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Na ótica da SPAVC, é indubitável que a tecnologia tem facilitado o atendimento e tratamento dos doentes com AVC, o que viabiliza a recuperação de áreas do cérebro afetadas.

A Dr.ª Mariana Dias, neurologista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) e também moderadora da sessão, salienta que este cenário foi “intensificado com a aceleração digital exigida pela reestruturação dos cuidados de saúde face à pandemia da COVID-19”. A especialista reforça a importância de refletir, no momento atual, sobre as aprendizagens consolidadas, “repensando o acompanhamento dos doentes nas várias fases de abordagem do AVC”.

Temas como a telemedicina, as apps para smartphones úteis para “strokologistas”, as plataformas de comunicação entre pares e as ferramentas de apoio ao tratamento multidisciplinar dos doentes, facilitando a partilha de dados e de exames imagiológicos para um melhor e mais rápido diagnóstico, estarão em debate na sessão de amanhã.

O painel de especialistas da área da Neurologia será constituído pelo Prof. Doutor José Castro Lopes, presidente da direção da SPAVC, Dr. Gustavo Santo, do CHUC, Dr. João Pedro Marto, do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Ocidental, Dr. Alexandre Amaral e Silva, do Hospital de Vila Franca de Xira, e ainda pelo Dr. Carlos Molina, do Hospital Universitari Vall d’Hebron, Barcelona.

Os profissionais de saúde interessados em assistir poderão solicitar acesso através dos vários canais de comunicação da SPAVC, nomeadamente através do site.

std d77bf


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019