Programas de aceleração na área da saúde reconhecem três equipas portuguesas

17/07/20
Programas de aceleração na área da saúde reconhecem três equipas portuguesas

Três startups portuguesas foram reconhecidas nos dois principais programas aceleradores de cuidados de saúde da Europa – Headstart e Health Catapult. Estas equipas irão agora ter acesso a mentoria e apoio financeiro e ainda competir pela atenção dos investidores e por um lugar no pódio durante as Grandes Finais, que irão acontecer no segundo semestre do ano.

As duas principais competições de inovadores em Portugal anunciaram as listas dos semi-finalistas deste ano, em que se destacam três equipas portuguesas. O programa Headstart reconheceu duas equipas, que recebem 40 mil euros e terão a oportunidade de competir por mais 10 mil euros no final de 2020. Por outro lado, o programa EIT Health Catapult selecionou uma equipa portuguesa para as meias-finais.

No programa Headstart, o EIT Health decidiu apoiar 89 startups na Europa, incluindo 17 equipas das regiões mais progressivas. Sete startups são de Itália, duas de Portugal, Polónia e Estónia e uma da Roménia, Hungria, Grécia e Letónia.

Entre os semi-finalistas portugueses do Headstart estão a Bac3Gel e a C-mo Medical Solutions. A C-mo Medical Solutions pretende responder a uma necessidade clínica relevante com um dispositivo de monitorização de tosse, que fornece uma avaliação abrangente dos padrões distintos de tosse de um paciente. Esta solução visa facilitar e agilizar o diagnóstico da doença subjacente à tosse, permitindo a prescrição de terapias e tratamentos personalizados e precisos.

A Bac3Gel está a desenvolver um substrato universal para cultura de bactérias, que permite gerar infeções humanas in vitro e auxiliar no desenvolvimento de novos antibióticos.

O segundo programa, o EIT Health Catapult, tem entre os semi-finalistas uma equipa portuguesa – Criam. Este programa irá oferecer 40 mil euros ao primeiro, 20 mil euros ao segundo e 10 mil euros ao terceiro lugar em três categorias: medtech, saúde digital e biotecnologia. Até à grande final, as equipas irão ter acesso a mentores e formação em modelo de negócio e planeamento, negociação de acordos de investimento e formação em pitch, assim como um acesso facilitado a especialistas e investidores de alto nível.

Este ano, o EIT Health expandiu a oferta do concurso Headstart para ajudar na procura de soluções digitais de combate à COVID-19 e selecionou startups que utilizarão este apoio para desenvolver produtos e serviços que pretendem ajudar a Europa a conter, tratar e gerir esta doença.

Conheça a lista dos projetos selecionados pela Headstart aqui, e percorra também a lista dos semi-finalistas do Health Catapult, aqui.

Partilhar

Publicações