Criado em 1984, o Prémio BIAL de Medicina Clínica realiza-se de dois em dois anos e é um dos poucos prémios existentes em Portugal que premeia trabalhos desenvolvidos na área clínica, que apresentam resultados de grande qualidade e relevância. Já distinguiu trabalhos em áreas como o cancro, diabetes, Reumatologia, Pediatria ou Neurologia.
O júri deste concurso é presidido pelo Prof. Doutor Manuel Sobrinho Simões, que salienta: “para a edição do Prémio BIAL de Medicina Clínica 2020 desejo que possamos receber um elevado número de candidaturas, sinal da boa ciência e da boa investigação clínica que se faz nas nossas universidades e hospitais.”
O trabalho vencedor, para além do valor pecuniário, será ainda publicado numa primeira edição exclusiva para distribuição gratuita a profissionais de saúde. O regulamento prevê ainda a possibilidade de atribuição de duas menções honrosas, no valor de 10 mil euros cada.
Ao longo das suas 18 edições, o Prémio BIAL de Medicina Clínica já distinguiu 102 trabalhos de 276 investigadores.
O regulamento e o formulário de candidatura estão disponíveis no site da Bial, em https://www.bial.com/pt/fundacao-bial/premios/premio-bial-de-medicina-clinica-2020/.