Destinado às melhores campanhas a nível mundial, o prémio será entregue no Congresso Mundial de Sono, que terá lugar no Rio de Janeiro (Brasil), em setembro de 2021.
Neste âmbito, foi desenvolvida uma campanha nacional de hábitos saudáveis de sono que consistiu na divulgação de infografias relativas a cuidados a ter para um sono saudável, disseminadas em painéis digitais em várias cidades do país, como painéis físicos em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.
Segundo o relatório da campanha, estima-se que mais de 1.5 milhões de pessoas tenham tido contacto com estas infografias. Foi também produzida uma animação informativa acerca do “Sono ao Longo da Vida”, divulgada nas redes sociais. A campanha foi potenciada pelo projeto “no-OSA no-AGEING” - financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) -, coordenado pela Prof.ª Doutora Ana Rita Álvaro, investigadora do CNC-UC.
A comemoração do Dia Mundial do Sono incluiu ainda a realização de ações de formação e sensibilização sobre a importância do sono dirigidas a instituições de ensino, grupos profissionais de saúde e meios de comunicação social, bem como o lançamento do livro digital "Bons Sonhos", gratuito e acessível à população, sobre o sono e os seus problemas mais comuns.
É a segunda vez consecutiva que as atividades desenvolvidas pelo CNC-UC e a APS, no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Sono, são distinguidas com este galardão internacional.
As ações do Dia Mundial de Sono 2020 contaram com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, Gasoxmed e Philips.