Com este desafio, direcionado a todos os especialistas cujo trabalho diário inclui o uso de dados oncogenómicos interpretativos, a OncoDNA oferece uma oportunidade de estimulação intelectual, através da resolução de três casos de doentes no menor tempo possível. Cada resposta incorreta penalizará o competidor.
Para participar no CDS Challenge basta aceder ao site, registar-se e iniciar o desafio. Para completá-lo, o participante deverá classificar as variantes de acordo com o seu impacto terapêutico e fornecer ao oncologista as opções de tratamento apropriadas. Por cada participação, a OncoDNA doará 100 euros à DiCE.
“Agradecemos esta iniciativa da OncoDNA e esperamos contar com a participação de muitos cientistas. Ao remover os limites do conhecimento científico, a prática médica mudará e os doentes serão beneficiados. Como todos sabemos, os desafios para os doentes oncológicos são muito altos e nós, como organizações de doentes, tentamos ajudá-los o máximo possível”, afirma o Dr. Stefan Gijssels, diretor executivo da Digestive Cancers Europe/EuropaColon.
Já a Dr.ª Adriana Terrádez, diretora da OncoDNA para Espanha, Portugal e América Latina, acrescenta que “este desafio é uma iniciativa atrativa e participativa que nos permite, por um lado, ajudar os doentes que são o centro da nossa atividade e a nossa razão de ser e, por outro, aprimorar o magnífico trabalho da DiCE e abordar a comunidade de especialistas em Oncologia".