O ano de 2020 simboliza para o Challenges in Cardiology o cumprir da sua 10.ª edição, algo que o Prof. Doutor João Morais reconhece como “motivo de orgulho”. Confrontados com a impossibilidade de realizar a reunião num formato presencial e alisando as opções disponíveis, o Prof. Doutor João Morais admitiu que esta seria “uma oportunidade para nos desafiarmos a nós próprios para fazermos qualquer coisa de novo”.
O modelo da reunião não sofrerá alterações, baseando-se em “16 conferências, em que mais de metade serão proferidas por convidados internacionais e discutidas por colegas portugueses de reconhecida competência na área”, adiantou o presidente da reunião, explicando ainda que decidiram estender o encontro ao longo de quatro sessões para facilitar a participação de todos.
O facto de ser realizada em formato virtual trouxe, no entender do médico cardiologista, aspetos positivos e inéditos, entre eles “algumas presenças que já perseguia há alguns anos e que este ano de imediato disseram que sim”, identificando a presença de distintos palestrantes internacionais.
A insuficiência cardíaca, quer como síndroma clínico, como novas formas de intervenção ou como doença estrutural, a doença coronária aguda e crónica, a aterosclerose, a diabetes, os lípidos ou as técnicas ablativas das arritmias foram alguns dos temas destacados pelo Prof. Doutor João Morais, que estarão em discussão ao longo dos quatro dias.
Esta edição ficará marcada por dois marcos inéditos, sendo eles a submissão de casos clínicos e a existência de uma expo virtual, em que os patrocinadores contactarão com os médicos de uma forma eletrónica.
Conheça o programa e faça o seu registo no site https://challengesincardiology.com/