Como estão a ser tratados os doentes com hipertensão pulmonar no contexto COVID-19?
24/06/2020 11:20:59
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Como estão a ser tratados os doentes com hipertensão pulmonar no contexto COVID-19?

Com o apoio da MSD Portugal, a News Farma organizou um webinar dedicado à “Hipertensão pulmonar na era COVID-19”. “Como estamos a tratar os nossos doentes” foi a questão que serviu de mote à sessão que juntou o Dr. Nuno Lousada, coordenador da Consulta de Hipertensão Pulmonar do Hospital Pulido Valente – Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (HPV – CHULN), a Dr.ª Filipa Ferreira, coordenadora da Unidade de Hipertensão Pulmonar do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, e a Dr.ª Ana Mineiro, assistente graduada de Pneumologia da Unidade de Insuficientes Respiratórios/Unidade de Cuidados Intermédios do HPV-CHULN.

 

Devido à pandemia da COVID-19, seguir os doentes já diagnosticados com hipertensão pulmonar tornou-se um desafio diário, pelo risco de exposição à infeção nas idas aos hospitais e aos Centros de Referência para as consultas ou até mesmo por necessidade de testes de rotina. Assim, enquanto coordenador da Consulta de Hipertensão Pulmonar do HPV-CHULN, o Dr. Nuno Lousada foi questionado sobre como se tem gerido a situação de pandemia, mais especificamente sobre os desafios e a forma como esta veio impactar a vida dos doentes já diagnosticados com hipertensão pulmonar.

De acordo com o coordenador da Consulta de Hipertensão Pulmonar do HPV – CHULN, graças às equipas de excelência e das medidas gerais que foram tomadas, a situação não foi difícil gerir a situação. “Fomos falando com os doentes, através de contacto telefónico. E, por isso, os doentes sabiam que numa situação de urgência da sua clínica do dia a dia, podiam falar connosco”, explicou, completando: “Conseguiu-se estabelecer uma relação entre todos para que os doentes nunca tivessem um problema específico com as terapêuticas especiais que têm de fazer e a maneira de obter essa terapêutica através do hospital”.

Leia o artigo completo na página da News Farma dedicada em exclusivo à COVID-19, aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019