Sessão clínica online aborda a insuficiência cardíaca na era da COVID-19

16/06/20
Sessão clínica online aborda a insuficiência cardíaca na era da COVID-19

É já no próximo dia 18 de junho que a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) promove uma sessão clínica virtual sobre “Insuficiência Cardíaca em tempos de COVID-19”, transmitida em exclusivo no Facebook e página da associação. A iniciativa, que tem como objetivo promover a discussão sobre o possível agravamento da insuficiência cardíaca durante a pandemia, dirige-se ao setor, profissionais de saúde e decisores, bem como doentes, cuidadores e população em geral.

 

“A IC e a acrescida importância do seu controlo em tempo de pandemia”, “O que o COVID-19 veio provocar em termos de cancelamento de consultas e como está a impactar o desconfinamento?” e “A importância da adesão a terapêutica e da autovigilância” são alguns dos temas em debate na sessão, onde os profissionais de saúde na assistência serão convidados a partilhar ideias e pontos de vista com os oradores.

“A insuficiência cardíaca (IC) é uma patologia com prevalência crescente e está associada a significativa morbilidade e mortalidade, bem como a uma elevada taxa de readmissões hospitalares com enorme sobrecarga económica e assistencial do Sistema Nacional de Saúde. Acreditamos que com a pandemia muitos doentes não tenham recebido os devidos tratamentos e acompanhamento médico. Por isso, é urgente analisar o impacto na IC e debater soluções para o desconfinamento” explica o Dr. Luís Filipe Pereira, presidente da AADIC e moderador da sessão.

A conversa virtual conta ainda com a participação do Prof. Doutor Vítor Gil, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), e dos Drs. Duarte Santos, vogal da direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF), Rui Nogueira, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e. Nuno Lousada, administrador da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Assista aqui.

Partilhar

Publicações