"Siga o coração": MSD e SPC lançam 1.ª edição do e-learning sobre dislipidemia
02/06/2020 12:54:25
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
"Siga o coração": MSD e SPC lançam 1.ª edição do e-learning sobre dislipidemia

Começou ontem, dia 1 de junho, a 1.ª edição do e-learning “Siga o Coração”, um curso online desenvolvido pela MSD Portugal, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), que tem como objetivo contribuir para o conhecimento dos profissionais de saúde na área da dislipidemia, um dos maiores fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

 

Com a coordenação da Prof.ª Doutora Cristina Gavina, diretora da Academia Cardiovascular da SPC, o curso está dividido em quatro módulos, cada um com uma duração aproximada de uma hora, e prolonga-se até ao dia 30 de novembro. 

A formação foi desenvolvida a pensar nas necessidades dos médicos das especialidades de Medicina Geral e Familiar, de Medicina Interna, de Cardiologia e internos que queiram atualizar-se tendo em conta os recentes avanços e novos conhecimentos em dislipidemia. Os módulos deverão ser completados de forma sequencial, sendo que o profissional só poderá assistir ao módulo seguinte após o momento de avaliação. No final do curso, será atribuído um Certificado da Academia Cardiovascular.

O 1.º módulo prende-se com o "Risco cardiovascular e objetivos terapêuticos – O que dizem as novas recomendações de abordagem à dislipidemia ESC/EAS 2019?", sendo lecionado pelo Prof. Doutor Ricardo Fontes-Carvalho, professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e cardiologista no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

O 2.º módulo, por sua vez, terá em conta as "Opções terapêuticas para tratamento da dislipidemia", com o Dr. Francisco Araújo, coordenador de Medicina Interna no Hospital Beatriz Ângelo, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e coordenador do Núcleo de Estudos Risco Vascular SPMI.

Por outro lado, o 3.º módulo abordará a "Individualização da terapêutica para cada doente", pela voz do Dr. Carlos Aguiar, consultor de Cardiologia, coordenador da Unidade de Insuficiência Cardíaca Avançada e Coordenador da Transplantação Cardíaca no Hospital Santa Cruz.

Finalmente, o 4º e último módulo refere-se às "Intolerância às estatinas, adesão terapêutica & outros casos difíceis", pela mão do Dr. João Pedro Ferreira, assistente de Medicina Geral e Familiar na USF Côrtes D'Almeirim.

"O agravamento do risco cardiovascular e a sua forte incidência junto da população portuguesa reforçam a importância de expandir o conhecimento e a prática clínica sobre dislipidemia. Neste sentido, e tendo em consideração o contexto atual, o conteúdo programático do e-learning “Siga o Coração”, assim como o seu formato online com sessões on demand, estão pensados para garantir que a prática clínica se mantém atualizada e alinhada às necessidades médicas da população e para corresponder à disponibilidade dos profissionais de saúde", concluem as entidades.

Os profissionais de saúde interessados podem fazer o registo e aceder aos materiais de apoio ao estudo na plataforma https://www.sigaocoracao.pt/login.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019