A situação de pandemia provocou mudanças no acompanhamento dos doentes com cancro do pulmão, tendo impactado não só o diagnóstico, como a abordagem terapêutica e o acesso aos melhores cuidados. Agora na fase de retoma dos serviços e do funcionamento das unidades de saúde, muitos doentes mostram-se preocupados.
Que garantias serão dadas aos doentes que voltarão a ter acesso às terapêuticas state of the art e aos melhores cuidados? Qual a responsabilidade do doente na gestão da sua doença? Como podem as associações ajudar a melhorar a literacia dos doentes? Como gerir os seus receios e prestar apoio psicológico?
Estas e outras questões serão discutidas por um painel de especialistas da área, constituído pelas Drs.ª Isabel Magalhães, presidente da Pulmonale e Teresa Almodovar, pneumologista no IPO Lisboa e presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP), que estarão acompanhadas pelos Drs. Júlio Oliveira, oncologista no IPO Porto e membro da direção da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) e Fernando Barata, pneumologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), bem como pelo Prof. Doutor Eduardo Carqueja, diretor do Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).
A conversa está pensada para rever não só na perspetiva do doente, mas também dos seus familiares e cuidadores, estando aberta a toda a comunidade.
Marque na agenda e não perca a emissão, no próximo dia 21 de maio, às 18h30.