MSD incentiva partilha de conhecimento científico na 2.ª edição do HPV Clinical Cases

19/05/20
MSD incentiva partilha de conhecimento científico na 2.ª edição do HPV Clinical Cases

A MSD Portugal volta a promover o HPV Clinical Cases. A iniciativa, que tem como mote “Beyond Cervical Cancer”, pretende recolher, selecionar e divulgar, junto da classe médica nacional, os melhores casos clínicos resultantes da infeção por Papilomavírus Humano (HPV).

 

Depois do sucesso da 1.ª edição do HPV Clinical Cases, que contou com 92 casos clínicos submetidos por 64 participantes de 30 instituições públicas e privadas em Portugal, o desafio é lançado novamente aos profissionais de saúde que poderão submeter os seus casos clínicos até ao próximo dia 30 de junho na plataforma do projeto: https://hpvclinicalcases.pt/login/

Reconhecendo a necessidade crescente de um maior conhecimento sobre o amplo leque de patologias associadas ao HPV, a iniciativa está de regresso e propõem-se, este ano, a atingir um número ainda maior de casos clínicos, promovendo a discussão multidisciplinar com vista a melhorar os cuidados de saúde a prestar aos doentes.

O comité científico é constituído pelos seguintes especialistas: Dr. Daniel Pereira da Silva, Dr. José Moutinho, Dr.ª Teresa Fraga,  Prof. Doutor Luís Varandas, Dr. Pedro Montalvão, Prof.ª Doutora Carmen Lisboa e Dr.ª Sandra Pires. O painel será responsável pela avaliação e seleção dos casos clínicos de forma independente, tendo em consideração os mesmos critérios do ano passado:

  • pertinência;
  • originalidade;
  • rigor científico;
  • raciocínio clínico;
  • impacto que o caso terá no conhecimento da comunidade médica e nos cuidados a prestar aos doentes.

HPV Clinical Cases resultará na realização de uma reunião científica, a decorrer em outubro, na qual serão apresentados (oralmente ou como poster eletrónico) os casos clínicos mais pontuados e onde será votado o Melhor Caso Clínico desta edição.

A iniciativa conta com o patrocínio científico das seguintes sociedades médicas: Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG), Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica (SPDIMC), Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução, Associação Portuguesa de Urologia (APU) e a Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço (SPORL-CCC).

Para mais informações e consulta do regulamento aceda a: https://hpvclinicalcases.pt/

Partilhar

Publicações