Farmácias encerradas durante crise pandémica já foram reabertas, anuncia ANF

12/05/20
Farmácias encerradas durante crise pandémica já foram reabertas, anuncia ANF

Reabriram ontem, dia 11 de maio, no Porto, a última das 13 farmácias que foram forçadas a períodos de encerramento devido a casos de infeção pelo novo coronavírus nas próprias equipas, informou a Associação Nacional das Farmácias (ANF).

 

O Dr. Nuno Flora, secretário-geral da ANF, marca o arranque da atividade presencial das farmácias ao “agradecer aos portugueses o civismo com que se têm comportado no espaço farmácia, o que nos permitiu ser uma das redes menos afetadas da Europa por esta pandemia”, sustenta.

Ainda assim, a rede de farmácias vai continuar a entregar medicamentos ao domicílio, em qualquer ponto do território, através da linha telefónica gratuita 1400.

“A população idosa e outros grupos de risco devem continuar a usar este serviço para evitar saídas de casa desnecessárias”, recomenda o responsável.

No início de março, as farmácias montaram um plano de contingência em tempo recorde, com atendimentos ao postigo, instalação de acrílicos e instruções claras de segurança para os utentes e as próprias equipas.

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) adotou o fluxograma português de aconselhamento farmacêutico contra o coronavírus, que foi traduzido em dezenas de línguas e replicado em centenas de países.

Aceda ao site da News Farma dedicado em exclusivo ao tema da COVID-19 e destinado a profissionais de saúde: covid19.newsfarma.pt.

Partilhar

Publicações