O Dr. Nuno Flora, secretário-geral da ANF, marca o arranque da atividade presencial das farmácias ao “agradecer aos portugueses o civismo com que se têm comportado no espaço farmácia, o que nos permitiu ser uma das redes menos afetadas da Europa por esta pandemia”, sustenta.
Ainda assim, a rede de farmácias vai continuar a entregar medicamentos ao domicílio, em qualquer ponto do território, através da linha telefónica gratuita 1400.
“A população idosa e outros grupos de risco devem continuar a usar este serviço para evitar saídas de casa desnecessárias”, recomenda o responsável.
No início de março, as farmácias montaram um plano de contingência em tempo recorde, com atendimentos ao postigo, instalação de acrílicos e instruções claras de segurança para os utentes e as próprias equipas.
A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) adotou o fluxograma português de aconselhamento farmacêutico contra o coronavírus, que foi traduzido em dezenas de línguas e replicado em centenas de países.
Aceda ao site da News Farma dedicado em exclusivo ao tema da COVID-19 e destinado a profissionais de saúde: covid19.newsfarma.pt.