Tendo como o objetivo discutir o papel da Nutrição Clínica na gestão da COVID-19, três especialistas analisam a malnutrição desde a "fase crítica à recuperação", uma vez que é um problema diretamente associado ao prolongamento do período de internamento, ao comprometimento da eficácia de algumas terapêuticas farmacológicas e ao aumento da taxa de reinternamentos, complicações e mortalidade.
O webinar conta com a moderação do Dr. Aníbal Marinho, presidente da APNEP, com as apresentações do Prof. Doutor Paulo Martins, médico intensivista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), e do Dr. Ricardo Marinho, internista no Hospital de Santo António (CHUP), incluindo ainda o testemunho de um doente com COVID-19.
A sessão que será palco de partilha da experiência clínica dos intervenientes, do testemunho na primeira pessoa de um doente com COVID-19, coloca os desafios nutricionais inerentes a esta nova patologia, à medida que se vai criando evidência baseada nas práticas clínicas atuais.
No atual contexto, de acordo com estes especialistas, torna-se fundamental assegurar que o impacto da malnutrição nestes doentes é avaliado e que as terapêuticas nutricionais adequadas são implementadas e, por isso, os médicos intervenientes na sessão irão responder às seguintes perguntas: "Quais os desafios nutricionais específicos do doente COVID-19?", "Como é que os profissionais de saúde estão a lidar com estes desafios?", "Como podemos garantir a melhoria do estado nutricional nestes doentes em meio hospitalar e no seu domicílio?" e "Quais os benefícios que a nutrição clínica aporta?".
Assista aqui ao webinar.