OMS pede que doentes que tiveram suspeita de pneumonia sejam testados para a COVID-19

08/05/20
OMS pede que doentes que tiveram suspeita de pneumonia sejam testados para a COVID-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselhou os países que têm amostras de doentes com suspeita de pneumonia até ao final de 2019 a analisá-las para identificar possíveis casos de COVID-19. O apelo foi feito depois dos Estados Unidos da América (EUA) e a França terem identificados possíveis casos do novo coronavírus em dezembro de 2019.

 

O Dr. Christian Lindmeier, porta-voz da OMS, afirmou que esses casos, anteriores à data em que a China relatou os primeiros casos da doença, podem facultar informação importante no estudo do vírus.

“Seria de grande importância que todos os países com casos não especificados de pneumonia em dezembro, ou mesmo em novembro, realizassem testes, e alguns já o fazem”, disse o porta-voz.

A posição da organização surge depois de relatórios médicos da França e dos EUA terem identificado possíveis casos de COVID-19 nesses países desde dezembro.

“Esses casos fornecem uma visão mais clara da pandemia”, sublinhou o responsável, que considerou essencial que esse tipo de estudos tenha continuidade, de forma a “entender melhor o potencial de contágio da COVID-19”.

O porta-voz explicou ainda que não seria estranho o coronavírus estar fora da China em data tão precoce, “uma vez que os primeiros casos da doença datam do início de dezembro e é possível que alguns dos infetados tenham viajado de Wuhan para outros países”.

A nível global, a pandemia de COVID-19 já provocou cerca de 272 mil mortos e infetou mais de 3,9 milhões de pessoas em 212 países e territórios. Cerca de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

Aceda ao site da News Farma dedicado em exclusivo ao tema da COVID-19 e destinado a profissionais de saúde: covid19.newsfarma.pt.

Fonte: Lusa

Partilhar

Publicações