Estratégias adotadas pela MGF para uma resposta rápida e de proximidade no contexto da COVID-19
30/04/2020 16:31:41
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Estratégias adotadas pela MGF para uma resposta rápida e de proximidade no contexto da COVID-19

“Medicina Geral e Familiar na era da COVID-19: Respostas ao desafio” foi o tema do webinar, organizado pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e pela News Farma, com o apoio da BIAL, que decorreu no dia 16 de abril, e contou com as intervenções do Dr. Rui Nogueira, presidente da APMGF e médico de família na USF Norton de Matos (Coimbra), da Dr.ª Ana Barata, médica de família na UCSP António Arnaut (Amadora), e do Dr. Eurico Silva, médico de família na USF João Semana (Ovar).

 

Começando por fazer um enquadramento da infeção COVID-19 em Portugal, o Dr. Rui Nogueira referiu que estamos a viver esta situação “desde 2 de março, mas beneficiando do facto de outros países terem começado a ter casos de infeção antes de nós”. “A abordagem a partir de 26 de março (fase de mitigação) centrou-se muito no papel dos médicos de família”, afirmou, continuando: “Centrámos os cuidados de saúde no nível mais importante da organização do sistema de saúde, os cuidados de saúde primários”, até porque “apenas uma minoria de doentes precisa de cuidados hospitalares (10% em Portugal)”.

Segundo os dados apresentados pelo presidente da APMGF, “de 15 de março até 15 de abril, os casos em vigilância no domicílio quintuplicaram”, tendo estabilizado desde 7 de abril. “Por sua vez, os internamentos tiveram uma evolução significativa. A 26 de março estávamos com 200 internamentos e depois passámos para 1200 internamentos, tendo também estabilizado os números desde 7 de abril”, referiu, acrescentando: “60% dos doentes COVID-19 estão na região norte do País. O facto de surgirem sistematicamente mais casos no Norte tem a ver com as características deste vírus que é altamente contagioso”.

Para aceder ao artigo na íntegra, visite o site da News Farma dedicado em exclusivo à COVID-19 e destinado a profissionais de saúde: https://covid19.newsfarma.pt/estrategias-adotadas-pela-mgf-para-uma-resposta-rapida-e-de-proximidade-no-contexto-da-covid-19/


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019