A pandemia da COVID-19 mudou a forma como se prestam cuidados de saúde no contexto de doenças crónicas, e os profissionais de saúde na área da diabetes têm sido confrontados com importantes desafios no que toca ao apoio aos seus doentes.
“Não podemos deixar que a preocupação causada pela propagação do vírus desfoque os nossos doentes dos seus objetivos terapêuticos e afaste estas pessoas dos seus cuidados de saúde”, assume-se como compromisso do projeto que junta várias sociedades e associações médicas.
O Prof. Doutor Davide Carvalho, presidente da SPEDM, refere que “tendo em conta o sucesso do projeto e a adesão por parte dos colegas, neste curto espaço de tempo, provavelmente esta será uma iniciativa para continuar. É uma forma de todos nós, enquanto profissionais de saúde, estarmos mais próximos. Os webinars já disponíveis mostram a importância de termos equipas multidisciplinares no tratamento da diabetes Já fazia falta um espaço destes, para que de forma aberta possamos debater temas atuais e indispensáveis para a prática clínica”.
A plataforma COVID 19: A Diabetes não para! foi desenvolvida com o patrocínio institucional de BIAL e está disponível em www.diabetesnaopara.pt, bastando a inscrição como profissional de saúde para aceder a todos recursos.