O FB825 é um candidato a fármaco com um mecanismo de ação exclusivo (MoA) direcionado para o domínio CεmX da IgE ligada à membrana (mIgE), causando a depleção de células B positivas mIgE. De acordo com a farmacêutica, este novo MoA é bastante promissor como tratamento para a dermatite atópica, esperando-se que venha a reduzir a incidência da doença através da diminuição de mediadores inflamatórios relevantes, bem como os níveis de IgE.
“Depois de analisados os dados da primeira administração em humanos do FB825 e a redução da área de eczema e das classificações do Índice de Gravidade (um indicador da gravidade da AD), acreditamos que estamos a introduzir um novo candidato a fármaco promissor no nosso portefólio em desenvolvimento,” diz o Dr. Kim Kjoller, vice-presidente executivo do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Global da Leo Pharma.
O responsável acrescenta: “Não há dois pacientes iguais e, uma vez que existe uma grande necessidade ainda sem resposta, estamos empenhados em construir um portefólio diversificado que represente uma ampla gama de moléculas e mecanismos de ação”.
Se o perfil do tratamento antecipado for confirmado nos próximos ensaios, o produto poderá ajudar um número significativo de pessoas que sofrem de doenças atópicas, adianta a farmacêutica.
A Oneness Biotech será responsável pela execução do estudo de Fase 2 para a dermatite atópica nos Estados Unidos, ao passo que a Microbio Shanghai vai realizar o estudo de Fase 2 para a asma alérgica na China. A Leo Pharma assumirá todas as responsabilidades de desenvolvimento após os estudos de Fase 2.