O teste, que está se encontra disponível, permite a deteção precoce de trissomias 21 (Síndrome de Down) 18 e 13, sexo fetal e alterações numéricas dos cromossomas sexuais (X,Y), a partir das 10 semanas de gravidez, em sangue materno.
A empresa revela que o teste, cuja análise é integralmente realizada no laboratório de Genética Médica localizado no Porto, tem uma taxa de deteção superior a 99% para trissomia 21 e permite obter resultados entre cinco a oito dias úteis.
“A urgência na disponibilização do teste, integralmente conduzido no nosso país, relaciona-se com algumas dificuldades sentidas no contexto atual ao nível logístico e de transporte de amostras a nível internacional”, adianta a entidade.
O teste, em duas opções, - T21, T18, T13 e sexo fetal e T21, T18, T13, sexo fetal e aneuploidias – está disponível em todas as unidades da rede Unilabs, prevendo-se que esteja também disponível na rede de parceiros brevemente, para todas as grávidas com interesse na sua realização, ainda que sujeito a prescrição médica.