“A Novartis partilha da mesma missão deste movimento e também dos valores das empresas e empreendedores que dele fazem parte, a criatividade, a inovação e a agilidade. Também nós, de forma institucional e individual, sentimos um apelo urgente de poder contribuir. São muitos os pedidos de profissionais de saúde que têm chegado às nossas equipas e encontrámos no tech4COVID uma oportunidade de podermos dar uma resposta rápida, de uma forma organizada e em alinhamento com as autoridades de saúde”, diz a Dr.ª Cristina Campos, presidente da Novartis Portugal.
O movimento trabalha de perto com as unidades de saúde, de quem recebe uma lista dos materiais necessários. Depois, através dos donativos concedidos por empresas e crowdfunding, o projeto articula a aquisição dos equipamentos e procede à sua distribuição através das Administrações Regionais de Saúde.
Além da sua colaboração com o tech4COVID, a Novartis anunciou um vasto conjunto de medidas para apoiar a resposta global à pandemia, onde se inclui o Novartis COVID-19 Response Fund, que disponibiliza 20 milhões de dólares em apoios a iniciativas de saúde pública, destinadas a ajudar as comunidades a enfrentar os desafios colocados pela crise de saúde pública. De acordo com a farmacêutica, a empresa continua a estudar outras formas de colaboração para apoiar as instituições da saúde, os seus profissionais e os doentes em Portugal na luta contra a COVID-19.