Apifarma estabelece linha de apoio financeiro para equipamentos contra o covid-19
30/03/2020 16:33:05
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Apifarma estabelece linha de apoio financeiro para equipamentos contra o covid-19

A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) assinou um protocolo de colaboração com a Ordem dos Médicos e com a Ordem dos Farmacêuticos. Através de uma linha de apoio financeiro, o objetivo é reunir contributos da Indústria Farmacêutica para apoiar os esforços de contenção do surto epidémico do novo coronavírus.

 

De acordo com a entidade, o protocolo possibilita às empresas associadas da Apifarma a atribuição de donativos financeiros ou em espécie à Ordem dos Médicos e à Ordem dos Farmacêuticos, para o apoio à aquisição de equipamentos hospitalares, equipamentos de proteção individual e outros materiais necessários aos profissionais de saúde que se encontrem no atendimento das situações relacionadas com o covid-19.

A plataforma permite reunir os contributos da Apifarma e dos seus associados, sendo da responsabilidade da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Farmacêuticos identificar as necessidades no terreno.

Perante a propagação do covid-19, a direção da Apifarma considera “ser necessário assumir um compromisso adicional com o Serviço Nacional de Saúde, com os profissionais de saúde e com as pessoas. Todos somos parte integrante da gestão e do combate ao covid-19”, adianta.

A Apifarma recorda ainda que no contexto do surto epidémico provocado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença covid-19, a Indústria Farmacêutica assumiu, desde o primeiro momento, a responsabilidade de responder à situação de emergência.

Se, por um lado, foi dada prioridade imediata ao investimento em investigação e desenvolvimento dedicado ao coronavírus SARS-CoV-2, por outro, foram ativados planos de contingência, de modo a assegurar que os medicamentos e os dispositivos médicos para diagnóstico in vitro continuassem a chegar a todos aqueles que deles necessitam.

Neste momento, Portugal regista 6408 casos de infeção e 140 mortes devido ao novo coronavírus, conforme as informações do último boletim epidemiológico da DGS. De notar que dos infetados, 43 pessoas já recuperaram.

O país está em estado de emergência desde as 00h00 do dia 19 de março, até às 23h59 do dia 2 de abril.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, já infetou mais de 735 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 35 mil. Dos infetados, cerca de 156 mil já recuperaram.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019